A colaboração científica em larga escala

Basta o exemplo da Wikipedia para todos entenderem o significado do termo wiki, uma tecnologia para criar sites colaborativos, que serviu de inspiração para Don Tapscott e Anthony D. Williams em 2007 escrever o Best-seller Wikinomics.

Um dos casos citados no livro é o projeto OpenWetWare, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criado em 2005 para compartilhar experiências, informações e ideias sobre biologia.  Mais de 80 Laboratórios ao redor do mundo (5 Brasileiros) usam o site baseado numa plataforma wiki, hoje com mais de 10 mil usuários e 112 mil páginas, para compartilhar dados e padronizar protocolos de pesquisa entre outras atividades.

Na visão dos autores, a colaboração científica em larga escala, ou seja, a prática do Crowdsourcing, ajudará a lançar uma ofensiva sem precedentes contra problemas como o aquecimento global entre outros, o que nos leva a associar com o desenvolvimento de tecnologias para as Biorrefinarias.

Para os autores esses e outros fatos descritos estão prenunciando a chegada da “Ciência 2.0” e se antes o segredo do sucesso estava no investimento e na detenção do conhecimento, guardado a sete chaves, hoje não faltam exemplos práticos evidenciando que a transparência, a co-criação de conhecimento, e o rompimento de barreiras entre empresas é que estão fazendo a diferença na competição mundial.

Macrowikinomics, o mais novo livro do autor certamente vai render um novo post em breve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s